5 Mitos sobre veículos elétricos


1# A bateria não tem longa autonomia


Carros elétricos vem sendo aprimorado rapidamente. Em 2010 a melhor autonomia era em torno de 110  a 160 Km de distância. Hoje com o avanço da tecnologia, design e engenharia fez com que a autonomia desses veículos fique em torno de 350 a 450 Km com uma única carga.

O veículo com melhor autonomia citado em revistas e jornais foi o Tesla Model com impressionantes 600 km de capacidade, mas até os carros com baterias de menor capacidades conseguem atigir entre 160 a 250 km, o que é suficiente para o uso do dia-a-dia.





2# Tempo de carga da bateria


O tempo necessário para recarregar a bateria desses veículos diminuiu drasticamente nos últimos anos e a tendência é sempre melhorar com as novas gerações de baterias e carregadores.

O tempo de carga depende do carregador e da capacidade de cada bateria. Carregadores domiciliar normalmente tem a capacidade de 7KW, o que significa, por exemplo que a bateria do Kia E-Niro com capacidade de 64KW/h leva em torno de 9 horas para uma carga completa; o que pode ser feito durante a noite. Donos de veículos elétricos dizem ser muito mais conveniente carregar a bateria do veículo durante a noite, assim não tem a necessidade de parar em postos de gasolina durante o dia (o que muitas vezes toma bastante tempo nas grandes metrópoles).

Hoje em dia já existem carregadores com maior potência (50 KW). Por exemplo, utilizando um desses carregadores no mesmo carro Kia E-Niro para realizar uma recarga com a bateria totalmente descarregada é possivel obter 80% de carga em aproximadamente 1:15 h.

Existem também os chamados Ultra-Fast Chargers que possuem capacidades de até 300 KW, o que pode diminuir ainda mais o tempo de recarga.





3# Vida útil da bateria 


Todas as baterias se degradam com o tempo e a bateria recarregavel de Lithion-ion encontradas nos carros elétricos não são uma excessão.

Porém, baterias de alta tensão (Lithion-ion) é projetada para ser muito mais resiliente, até mesmo quando aplicamos cargas rápidas regularmentes a elas; isso ocorre devido a carregadores inteligentes e ao gerenciamento de descarga da bateria desses veículos.

Em sinal de confiança, muitas montadoras garantem a performace da bateria entre 5 a 8 anos.
Donos de carros como Tesla ou Nissan Leaf  reportaram uma perca na capacidade da bateria de aproximadamente 20% depois de 200.000 Km rodados.

A boa notícia é que atualmente é possível fazer manutenção em algumas baterias, como elas são feitas de um número de células conseguimos substituir essas células individualmente, tornando assim o custo do reparo menor.





4# Carros elétricos não podem ser lavados em lavacar


Carros elétricos devem prover o mesmo padrão de segurança como qualquer outro carro, sendo assim você pode sim levar seu carro até um lavacar, dirigir sob chuva, passar sobre poças de água como qualquer outro veículo.





5# Carros elétricos podem pegar fogo caso se envolva em um acidente (batida)

Qualquer carro pode pegar fogo em caso de acidente. É verdade que baterias de Lithium-ion podem esquentar e pegar fogo, assim como também o combustível de carros comuns podem explodir. Porém, assim como tanques de combustíveis devem estar regulamentado com os padrões de segurança, as baterias não são diferentes.

Nos Estados Unidos tem 300 mil unidades de Tesla nas ruas e já rodaram em torno de 7.5 bilhões de milhas e em apenas 40 casos de acidente foram registrado que o veículo pegou de fogo. Um número bem menor quando comparado com veículos que usam combustível como forma de energia.






By: Luis Machado

Comentários